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Governo capacita servidores para tornar serviço público mais eficiente

Objetivo é qualificar ainda mais o funcionalismo público, melhorar a prestação dos serviços e alcançar a excelência no atendimento dentro do órgão.
Por: Luiz Henrique - 09/05/2018 - 11:02
Foto: Ascom/Sead
O Governo do Estado do Amapá (GEA) realizou na tarde desta terça-feira, 8, no auditório do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), a capacitação “Workshop sobre ferramentas e metodologias de suporte a transformação organizacional”. O evento teve como público-alvo servidores da Secretaria de Estado da Administração (Sead).
Como parte de um processo de reestruturação da Sead, a intenção é explorar a cultura organizacional dentro da administração pública. Um sistema que busca implantar excelência e qualificação no atendimento de um órgão, respeitando as diferenças e as culturas de cada servidor público.
A secretária de Estado da Administração, Suelem Amoras, afirma que o objetivo é melhorar ainda mais a prestação de serviços do órgão. “O intuito é fazer com que cada servidor possa ser qualificado para que atinja a excelência. Hoje, esse termo ‘excelência’ parece que se encontra muito distante do serviço público e nós vamos provar que isso é possível”, ressalta a gestora.
Suelem Amoras destaca ainda que esse é só o primeiro passo com o funcionalismo público. “O governo tem um papel fundamental na multiplicação dessa metodologia, todos os servidores que participaram dessa capacitação têm o dever de repassar o aprendizado para o próximo, formando, assim, uma rede produtiva de excelência no serviço”, explicou a secretária.
O workshop foi ministrado pelo diretor-presidente do Prodap, Lutiano Silva. Para ele, o sistema de cultura organizacional traz diversos benefícios para a administração pública. “Conhecendo a cultura dos servidores e trabalhando a excelência nas funções constantemente, é possível melhorar muito a prestação de serviços e também reduzir os gastos, como por exemplo de energia e de materiais de trabalho”, reforça o diretor-presidente.
Cerca de 40 participantes foram apresentados a campanhas de redução de consumo de energia e dinâmicas para conhecerem melhor o perfil de cada servidor. A cultura organizacional foi implantada no próprio Prodap e já apresenta resultados. “Um exemplo é que conseguimos reduzir o consumo de energia em mais de dois mil reais, apenas trabalhando a conscientização dos servidores ao desligarem as luzes e os equipamentos eletrônicos quando não estiverem sendo utilizados”, concluiu Lutiano Silva.

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