SEAD

Secretaria de Estado da Administração

Acessibilidade: A+ A() A-
NOTÍCIAS

Governo auxilia servidores na busca de documentos para a transposição da EC 98

Transposição está prevista para março, quando haverá a assinatura do Termo de Opção e entrega de documentos probatórios.
Por: Iracilda Tavares - 25/01/2018 - 17:47
Interessados devem procurar o setor de Protocolo na Secretaria de Administração ou o RH nas prefeituras.
Foto: Irineu Ribeiro
Interessados devem procurar o setor de Protocolo na Secretaria de Administração ou o RH nas prefeituras.

Servidores e não servidores comtemplados na Emenda Constitucional (EC) 98 que ainda não solicitaram documentos que comprovem o vínculo que tiveram com a União, podem procurar o setor de protocolo da Secretaria de Estado da Administração (Sead). É este setor que disponibiliza o requerimento que deve ser preenchido, para que os interessados solicitem no órgão ou empresa, os documentos necessários para a transposição, prevista para iniciar na segunda quinzena de março deste ano. 

No requerimento é necessário preencher os campos com os dados pessoais, órgão ou empresa em que prestou serviço no período de 1998 a 1993. Aqueles que prestaram serviço em órgãos estaduais, devem protocolar o documento na própria Sead. Já os que trabalharam nos municípios podem procurar o setor de Recursos Humanos (RH) das prefeituras onde serão feitas as buscas desses documentos.   

A gerente de Recursos Humanos da Sead do ex-Território, Ilana Vilhena, informou que a Secretaria de Administração recebe os requerimentos e encaminha ao almoxarifado central do Estado, onde são feitas as buscas e, num prazo de 15 a 20 dias, a Sead responde a solicitação.

A procura também pode ser feita no Ministério do Trabalho e no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “Estamos orientando as pessoas interessadas e servidores, que façam essas buscas nos setoriais das secretarias de governo, nos arquivos pessoais e órgãos onde trabalhou”, explica Ilana Vilhena.

A gerente de Recursos Humanos da Sead do ex-Território também acrescentou que todos precisam estar com os documentos probatórios em mãos, o quantos antes. “Assim que iniciar a transposição, estaremos com os postos de atendimentos para que os interessados possam assinar o Termo de Opção e entregar os documentos”, orientou.

Documentos probatórios

Entre os documentos que comprovem o vínculo funcional do servidor estão, contracheques, carteira de trabalho, depósito em conta corrente, contrato de trabalho, recibos, nota de empenho, ordem bancária, entre outros.

A estimativa é que, aproximadamente, 20 mil pessoas entre servidores e não servidores sejam contemplados com a transposição. O Ministério do Planejamento terá 90 dias para regulamentar o direito de ingresso ao quadro.


SEAD - Secretaria de Estado da Administração
Av. FAB, 87. Fone: (96) 3084-8000
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP
2015 - Licença Creative Commons 3.0 International

Amapá